maxresdefault.jpg
Quadrado-4.jpg
Quadrado-3-1.jpg
Quadrado-5-1024x683.jpg
Praia-Coqueiros-5-1024x683.jpg

ZENON TAXI TRANCOSO, ATENDEMOS  TAMBEM CARAIVA,TRANCOSO,CLUB MED,

ARRAIAL D'AJUDA E REGIÃO

FAZEMOS PASSEIOS, TRANSFERS E TRASLADOS PARA AEROPORTO DE PORTO SEGURO

maxresdefault.jpg

Por que o Quadrado de Trancoso é um símbolo da cidade?

Trancoso é indiscutivelmente uma das cidades mais charmosas do litoral brasileiro. Com pouco menos de 10 mil habitantes, essa antiga vila de pescadores une tranquilidade, elegância, agito e uma natureza exuberante. Um lugar tão original, que até mesmo os mais céticos se apaixonam. Mas apesar de suas praias de areia branca com água cristalina e da mata atlântica que rodeia e preserva o vilarejo, é no famoso Quadrado que toda a autenticidade de Trancoso se manifesta.

 

O Quadrado é o centro histórico e o coração da cidade. Um lugar que faz questão de manter sua arquitetura e atmosfera originais, transportando seus visitantes para o passado. Ao redor da praça, interligadas por um caminho de terra batida, estão as famosas casas coloniais coloridas, antiga moradia de pescadores, hoje convertidas em bares, restaurantes e lojas. Pra completar o visual, em um dos lados do Quadrado fica localizada a icônica igreja de São João Batista e um campinho de futebol.

 

O Quadrado de Trancoso acolhe a todos os seus visitantes e é um reduto de charme, requinte e agitação. Um espaço onde locais e turistas convivem em harmonia, em que as construções rústicas escondem na verdade alguns dos restaurantes e bares mais gostosos da Bahia, e onde lojas de marca se mesclam à artesãos locais. A principal praça de Trancoso é tão aconchegante que parece familiar até mesmo para quem acaba de chegar.

 

Quem visita o local de manhã, se surpreende com a tranquilidade. Mas não se engane, pois é no final da tarde que a energia do Quadrado se revela. Turistas do mundo inteiro passeiam por ali, enquanto crianças brincam soltas ou jogam futebol no campinho. Atrás da igreja, mais uma parada imperdível, o Mirante do Quadrado. De lá é possível observar as praias dos Coqueiros, dos Nativos e o Rio Trancoso, que as divide.

Quadrado-4.jpg
Quadrado-5-1024x683.jpg
Quadrado-3-1.jpg
Praia-Coqueiros-5-1024x683.jpg

Trancoso é um distrito do município brasileiro de Porto Seguro, no litoral do estado da Bahia. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população no ano de 2010 era de 11 006 habitantes, sendo 5 604 homens e 5 402 mulheres, possuindo um total de 4 816 domicílios particulares.

Em Trancoso, a principal atividade econômica é o turismo. 

Segundo o capitão-de-mar-e-guerra Max Justo Guedes, do Serviço de Documentação da Marinha, foi no Rio dos Frades, em Trancoso, que a esquadra de Pedro Álvares Cabral desembarcou em 22 de abril de 1500, tomando posse do Brasil em nome de Portugal.A atual povoação de Trancoso origina-se de uma aldeia jesuíta denominada São João Batista dos Índios, fundada em 1586. O povoado permaneceu desconhecido nacionalmente até ser descoberto no fim dos anos 1970 por hippies. Na época, era só um conjunto de casas dispostas ao redor de um grande gramado (o chamado "Quadrado"), com uma igreja ao fundo, de onde se tinha uma visão panorâmica do mar[3]. Hoje, esse espaço é Praça São João, no Centro Histórico da cidade. A partir da década de 1990, com o incremento do turismo no estado e a construção de estradas e aeroportos, o potencial turístico da região sofreu um crescimento vertiginoso[4].

Turismo

Em Trancoso, a principal atividade econômica é o turismo.

No dia 20 de janeiro de cada ano, é celebrada a Festa de São Sebastião, muito popular, onde toda a população nativa, além de turistas, participam. No dia da festa, os homens transportam um mastro de madeira com pelo menos dez metros metros de altura, encimado com a bandeira de São Sebastião, substituindo a do ano anterior.

 

QUADRADO EM TRANCOSO

O Quadrado é a imagem que melhor resume Trancoso. O grande gramado cercado por lindas casinhas coloridas dá o tom do lugar, que lembra um pacato vilarejo de interior. Na ponta, de costas para o mar e para as falésias em tons de rosa, a Igrejinha de São João Batista estimula os sonhos de quem busca um lugar especial para fazer os votos de casamento ou simplesmente um cenário bucólico para fotos inesquecíveis. O trânsito de turistas é frequente no Quadrado. Em meio ao baba (como é chamada a pelada de futebol pelos baianos), viajantes disputam o melhor ângulo para um registro perfeito daquela paisagem irretocável.

Cair de amores pelo Quadrado é comum, especialmente depois do anoitecer, quando os charmosos restaurantes sob as árvores ganham luz especial e se tornam perfeitos para um jantar romântico. Difícil resistir às mesinhas delicadamente decoradas, sempre com motivos naturais ou que lembram Trancoso. Dá vontade de sentar e nunca mais levantar.

Ponto mais valorizado de Trancoso, o Quadrado agrada pela beleza, mas causa espanto quando a questão são os valores astronômicos praticados por restaurantes e pousadas da área. Estar no Quadrado é estar no centro dos acontecimentos, e isso tem um custo alto. Para fugir das cifras elevadas, distancie-se da região.

costa-descobrimento.jpg
Trancoso-Restaurantes-9-890x550.jpg
mapa trancoso.jpg
77298477_2676337635781559_49771841447243
images.jpg
FB_IMG_1592578606851.jpg